Instituto Pensar - Mensagens entre Queiroz e ex de miliciano dão sobrevida ao caso Flávio Bolsonaro

Mensagens entre Queiroz e ex de miliciano dão sobrevida ao caso Flávio Bolsonaro

por: Iara Vidal


Foto: We are Made in Italy ? The Fab Five Bridge Builders

A moda projeta um caleidoscópio do espírito do tempo: comportamento, identidade, opressão, liberdade, gênero, religião, etnia, idade, saberes, nacionalidade, proteção, vulnerabilidade e luta de classes. A moda está costurada com a política ao refletir a forma como nos comportamos e pensamos sobre a sociedade em que vivemos. 

Leia também: ????: a filha dileta do capitalismo, a Moda, durante a era soviética

Na quarta-feira (24), a presença do movimento Black Lives Matter na passarela da Semana de Moda de Milão sintetizou esse encontro da moda com a política. Pela primeira vez na história da moda italiana, estilistas negros abriram o tradicional evento, promovido pela primeira vez em 1958. Foi a segunda edição do The Fab Fiver ? We are Made in Italy, projeto digital que trabalha em prol da inclusão e da diversidade neste setor na Itália.

https://www.instagram.com/p/CLrhFw4paz2/?utm_source=ig_embed

Batalha contra o racismo no mundo da moda

O evento foi um passo importante da contínua e incessante batalha contra o racismo no mundo da moda. Os cinco estilistas que integram o grupo Black Lives Matter in Italian Fashion (Vidas negras importam na moda italiana, em tradução livre), nome inspirado no movimento internacional que lidera protestos contra a injustiça racial, levaram a luta antirracista à passarela.

Leia também: Como três mulheres criaram o movimento global #blacklivesmatter

Em virtude da pandemia da Covid-19, o desfile foi realizado a portas fechadas, exceto pela presença de um pequeno grupo de jornalistas, e depois foi transmitido por streaming.  A Semana de Moda de Milão prossegue até 1º de março.

O primeiro dia da edição virtual da celebrada semana fashion da cidade italiana contou com desfiles de Claudia Gisèle Ntsama, da marca de Fabiola Manirakiza (Frida Kiza), das criações do senegalês Mokodu Fall, do marroquino Karim Daoudi e de Joy Meribe, nascida na Nigéria.

https://www.instagram.com/tv/CLrBdTCqyGO/?utm_source=ig_embed

O coletivo Black Lives Matter in Italian Fashion tem o objetivo de "quebrar todas as formas de discriminação e trabalhar pela construção de um sistema multicultural competitivo?. A iniciativa foi fundada pelos estilistas Michelle NgonmoStella Jean e Edward Buchanan, além do presidente da Câmara Nacional de Moda ItalianaCarlo Capasa, e de outros sete profissionais do mundo das excelências negras italianas que atuam em diversos setores, da moda ao jornalismo.

"Não estamos em pé de guerra, queremos produzir mudanças reais no sistema. Estou no jogo há mais de 25 anos, a Itália é minha casa e um lugar especial para mim, mas no final o que acontece é que as pessoas postam um quadrado preto no Instagram e apoiam os Estados Unidos sem olhar para casa e entender o que acontece aqui. Como você pode falar sobre diversidade olhando para o exterior se você não tem diversidade em casa??
Edward Buchanan

O movimento Black Lives Matter ("Vidas Negras Importam?) nasceu nos Estados Unidos após o americano George Floyd ser sufocado por um policial branco até a morte em Minneapolis, em maio de 2020. O caso gerou indignação e uma onda de protestos em todo o mundo.

Com informações da AFP e IstoÉ



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: